Loading...
 

3 Regras

 info
Esta página é uma 1ª tradução e necessita de revisão e auxílio técnico quanto ao funcionamento dos plug-ins. wink - Veja a seguir!

As 3 regras

Usadas pelos administradores do projeto na "Cerimônia de Recrutamento". Um conjunto uma linha de conduta para que os membros da Comunidade Tiki possam colaborar.

Desejo seguir essas 3 regras simples, sem convencer a ninguém na comunidade Tiki a respeitá-las:


De forma resumida

  1. Respeite o Ambiente
    Tiki é tanto um projeto de software como uma comunidade. Essas duas coisas juntas, contextualizadas na Internet e na vida real, chamamos de Ambiente. Qualquer alteração que se faça no Tiki leva em consideração o efeito causado em toda a comunidade Tiki, o que permite uma evolução equilibrada com base no respeito pelas pessoas e pelas organizações que o utilizam. Por favor, certifique-se de que qualquer código que você enviar esteja de acordo com a licença LGPL e que você tenha permissão para compartilhá-lo. Não duplique códigos ou características do Tiki, pois isso só gera mais trabalho de manutenção para todos. Ao invés disso, reutilize e aprimore o código já existente e peça ajuda caso você não saiba como fazer isso, ou certifique-se de que já tenha um código semelhante sendo usado.

  1. Envie seu código o quanto antes e sempre
    SVN é o ponto central no desenvolvimento colaborativo do Tiki. O envio do seu código ( que significa Commit em inglês) deve ser frequente e feito em inglês, mesmo nos estágios iniciais, para oferecer uma oportunidade de interação entre os colaboradores. O envio de códigos o quanto antes oferece maiores chances de obter respostas (feedback) e dá condições para a comunidade começar a assimilar as idéias que você propõe. [http://community.redhat.com/blog/2015/03/upstream-first-turning-openstack-into-an-nfv-platform/|"Primeiramente um fluxo de envio de códigos (Upstream first)" é o caminho mais econômico, mais sustentável na inovação de uma plataforma de código aberto (open source) - [em inglês] ]

  1. Torne isso Opcional
    Tiki é usado em vários contextos menores e sua modularidade é a chave que facilita a sua adoção nessas áreas. Ajude a preservar essa flexibilidade, fazendo com que suas modificações sejam opcionais, sempre que possível, facilite o acesso aos ajustes, pelo ao menos, ao administrador através dos painéis de administração.

De forma detalhada

  1. Pense nos demais
    Tiki é tanto um aplicativo (ou software em inglês) como uma comunidade de pessoas. Esta combinação significa que nós convidamos você, como um membro da comunidade, para pensar não só sobre o código, mas também a respeito da grande variedade de pessoas que usam o Tiki todos os dias. Leve em conta este contexto quando fizer as suas propostas de mudanças. Acreditamos que uma abordagem cuidadosa, bem pensada, e uma aproximação altamente colaborativa, é uma forma de manter o respeito, tanto em relação ao código em si, como em relação às pessoas que dependem dele. Ao invés de ver Tiki como um jogo, convidamos você a ver Tiki como uma forma de produzir mudanças. Entenda que o seu código pode afetar a vida das pessoas.

  1. Envie seu código o quanto antes e sempre
    Se você tem uma ideia para sugerir uma melhora, ou um novo recurso, ou uma melhoria no desempenho do Tiki, ou qualquer outra coisa dessa natureza, seja rápido em compartilhá-la. Tenha orgulho da sua ideia e apresente-a na lista de e-mail ou no canal do IRC. Esteja aberto para perguntas e idéias que os outros possam ter. À medida em que você aprimora suas idéias e as suas implementações, compartilhe regularmente o seu progresso e a sua forma de aborda-las. Peça conselhos e feedback. Há muitas pessoas inteligentes e dedicados na Comunidade Tiki que gostam de ajudar. Documentando o que você está fazendo no siteTiki.org mantém os demais atualizados quanto às modificações. Encorajamos você a criar uma página wiki para a sua ideia para que outros possam comenta-la. Criar um site vitrine para mostrar o seu trabalho em andamento. Uma vez que a sua ideia básica funciona e a comunidade gosta dela, envie o seu código para SVN. Sim, pode ser imperfeito, no entanto, seguindo o lema de envio antecipado: Envie seu código o quanto antes e sempre, os demais serão capazes de te auxiliar com o desenvolvimento e a depuração do código (debugging em inglês).

+Um GRANDE aviso:

Não envie mudanças radicais ou varreduras grandes no código para o SVN até que haja um consenso da comunidade, ou pelo menos a aprovação de um ou mais dos administradores do projeto. Esta é a função deles na lista de desenvolvedores. Verificar junto aos outros é o caminho certo no desenvolvimento de um código e nos ajuda a evitar realmente prejudicar as vidas e os projetos de outras pessoas. Em caso de dúvida, comunique! Seja via IRC, por e-mail ou algum outro método que se tenha acordado. Para mudanças radicais, encorajamos você a experimentar um Ramificação Experimental (em inglês = Experimental Branch ) , que pode ser mesclada ao tronco central posteriormente.

+ ''Um alerta sobre o GRANDE aviso :Eu sinto que é impossível chegar a um consenso sem um código eficaz. Perguntar antes é uma questão de recolha de informação, não uma questão de obter a aceitação prévia de algo. Boas decisões podem oferecer implementações ruins e, nesses casos, há uma dificuldade em se corrigir o que foi mutuamente acordado de antemão (sem que se saiba realmente). Claro, isso só se aplica a programadores experientes que supostamente sabem o que eles estão fazendo. As pessoas que aprendem código precisam ser bem cautelosos. Você que decide se isto é uma questão de autoritarismo ou se é um meio de obter sabedoria (se tiver sabedoria disponível). Esse é o meus 2 centavos. - Mose


  1. Torne isso Opcional
    Tiki é utilizado no mundo real por muitas pessoas para usos diversos. Tente evitar forçar novos recursos a todos. Permita que novos recursos sejam ajustados e configurados pelo administrador do site, e, se possível, permita também que ele seja desativado. No mínimo, certifique-se de que a configuração padrão não afeta o comportamento do Tiki em si.


Mais coisas boas para fazer

  • Registre-se no
     Plugin disabled
    Plugin translationof cannot be executed.
    . Temos que ter uma maneira de te contactar se você tiver alguns comentários a serem feitos sobre seus envios.
  • Apareça também no IRC
  • Leia
     Plugin disabled
    Plugin translationof cannot be executed.
  • Siga
     Plugin disabled
    Plugin translationof cannot be executed.

Alias

3Regras | Cerimonia

Coisas para discutir

  • "a configuração padrão não muda o comportamento do Tiki. " -> "a configuração padrão é o mais comum / esperado" (Isso é subjetivo é claro, é por isso que temos http://profiles.tiki.org ).




Clarify expectation about backward compatibility (How and when to break things)

Keywords

The following is a list of keywords that should serve as hubs for navigation within the Tiki development and should correspond to documentation keywords.

Each feature in Tiki has a wiki page which regroups all the bugs, requests for enhancements, etc. It is somewhat a form of wiki-based project management. You can also express your interest in a feature by adding it to your profile. You can also try out the Dynamic filter.

Accessibility (WAI & 508)
Accounting
Administration
Ajax
Articles & Submissions
Backlinks
Banner
Batch
BigBlueButton audio/video/chat/screensharing
Blog
Bookmark
Browser Compatibility
Calendar
Category
Chat
Comment
Communication Center
Consistency
Contacts Address book
Contact us
Content template
Contribution
Cookie
Copyright
Credits
Custom Home (and Group Home Page)
Database MySQL - MyISAM
Database MySQL - InnoDB
Date and Time
Debugger Console
Diagram
Directory (of hyperlinks)
Documentation link from Tiki to doc.tiki.org (Help System)
Docs
DogFood
Draw -superseded by Diagram
Dynamic Content
Preferences
Dynamic Variable
External Authentication
FAQ
Featured links
Feeds (RSS)
File Gallery
Forum
Friendship Network (Community)
Gantt
Group
Groupmail
Help
History
Hotword
HTML Page
i18n (Multilingual, l10n, Babelfish)
Image Gallery
Import-Export
Install
Integrator
Interoperability
Inter-User Messages
InterTiki
jQuery
Kaltura video management
Kanban
Karma
Live Support
Logs (system & action)
Lost edit protection
Mail-in
Map
Menu
Meta Tag
Missing features
Visual Mapping
Mobile
Mods
Modules
MultiTiki
MyTiki
Newsletter
Notepad
OS independence (Non-Linux, Windows/IIS, Mac, BSD)
Organic Groups (Self-managed Teams)
Packages
Payment
PDF
Performance Speed / Load / Compression / Cache
Permission
Poll
Profiles
Quiz
Rating
Realname
Report
Revision Approval
Scheduler
Score
Search engine optimization (SEO)
Search
Security
Semantic links
Share
Shopping Cart
Shoutbox
Site Identity
Slideshow
Smarty Template
Social Networking
Spam protection (Anti-bot CATPCHA)
Spellcheck
Spreadsheet
Staging and Approval
Stats
Survey
Syntax Highlighter (Codemirror)
Tablesorter
Tags
Task
Tell a Friend
Terms and Conditions
Theme
TikiTests
Federated Timesheets
Token Access
Toolbar (Quicktags)
Tours
Trackers
TRIM
User Administration
User Files
User Menu
Watch
Webmail and Groupmail
WebServices
Wiki History, page rename, etc
Wiki plugins extends basic syntax
Wiki syntax text area, parser, etc
Wiki structure (book and table of content)
Workspace and perspectives
WYSIWTSN
WYSIWYCA
WYSIWYG
XMLRPC
XMPP




Useful Tools